A maioria (se não todos) colectores de tubos de vácuo usar tubos de calor para o seu núcleo em vez de passar o líquido diretamente através deles. Tubos de calor evacuados para tubos (EHPTs) são compostos de múltiplos tubos de vidro evacuados contendo cada uma placa absorvente fundido a um tubo de calor. [4] O calor a partir da extremidade quente dos tubos de calor é transferido para o fluido de transferência de (água ou uma mistura anticongelante -normalmente propileno glicol) de uma água quente para uso doméstico ou sistema hydronic aquecimento em um trocador de calor chamado de "distribuidor". O colector é envolto em isolamento e coberto por uma folha de metal ou plástico caso para protegê-lo a partir dos elementos.
O vácuo que circunda o exterior do tubo reduz grandemente a perda de calor de convecção e de condução para o exterior, portanto, conseguir uma maior eficiência do que colectores planos, especialmente em condições mais frios. Esta vantagem é em grande parte perdido em climas mais quentes, excepto nos casos em que a água muito quente é desejável, por exemplo água de processo comercial. As altas temperaturas que podem ocorrer poderá exigir projeto de sistema especial para evitar ou atenuar condições de superaquecimento.
Vidro-tubo evacuado
Alguns tubos evacuados (vidro, metal-) são feitas com uma camada de vidro que funde para o tubo de calor na extremidade superior e encerra o tubo de calor e absorvedor no vácuo. Outros (vidro-vidro) são feitas com uma dupla camada de vidro fundido em conjunto a uma ou ambas as extremidades com um vácuo entre as camadas (como uma garrafa de vácuo ou frasco) com o absorvedor e do tubo de calor contido à pressão atmosférica normal. Vidro-vidro tubos têm um selo de vácuo altamente fiável mas as duas camadas de vidro reduzir a luz que atinge o absorvedor e há alguma possibilidade de que a humidade irá entrar na área de não-evacuado do tubo e provocar a corrosão da coluna de absorção. Vidro de metal-tubos permitir que mais luz para alcançar o absorvedor e proteger o absorvedor e tubo de calor (contido no vácuo) de corrosão, mesmo se eles são feitos de materiais diferentes (ver corrosão galvânica).
Os espaços entre os tubos podem permitir a neve a cair até o cobrador, minimizando a perda de produção em algumas condições de neve, embora a falta de calor irradiado os tubos podem também impedir o derramamento eficaz de neve acumulada. [5] [6]